Serviço Social do Comércio – SESC I

Por Rosimeiri Martins Gil (Autor), Irlando Tenório Moreira (Autor), Fernando Dysarz (Autor), Sergio Pantoja Leite (Autor), Leila Luna Rinaldi (Autor), José Roberto Silva de Jesus (Autor), Vera Lucia Augusto do Nascimento (Autor), Rui de Matos Maciel (Autor).

Parte de Atlas do Esporte no Brasil . páginas 93 - 98

Resumo

Definições e origens
Criado em 13 de setembro de 1946, o SESC - Serviço Social do Comércio - é uma instituição pioneira que nasceu de um ideal ainda presente e atual: conciliar o crescimento econômico com a justiça social, visando garantir uma sociedade democrática baseada na harmonia entre capital e trabalho. Inspirado na consciência social de empreendedores à frente de seu tempo, o SESC é, até os dias de hoje, mantido e administrado por seus representantes, os empresários do setor de comércio de bens e serviços. E é em função de sua origem que a instituição tem suas ações orientadas pela defesa de valores fundamentais como a liberdade, a democracia e o exercício da cidadania, essenciais para o alcance do bem-estar social, individual e coletivo. Amissão do SESC é contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, democratizando o acesso ao lazer, à educação, à cultura, à saúde e ao esporte, promovendo deste modo a qualidade de vida, tanto do comerciário como do público em geral. Foi assim que, em mais de cinco décadas de existência, o SESC chegou a todos os estados da federação, enfrentando o desafio permanente de atender, com excelência, às necessidades de sua clientela em um país de dimensões continentais. Por ser uma organização que imprime o caráter educativo a todas as suas ações, o SESC busca muito mais que eventuais benefícios imediatos para sua clientela. Seu objetivo é a construção de novas realidades sociais através da informação, capacitação e desenvolvimento pessoal, possibilitando aos trabalhadores condições efetivas de modificar sua vida e o mundo que os cerca.

Arquivo