Sesc e o Racismo Recreativo na Escola: Recreio Antirracista em Curso
Por Camila Reis Tomaz (Autor), Pammella Casimiro de Souza (Autor), Lidiane Santos Barbosa (Autor), Renato Mendonça Barreto da Silva (Autor), Bernardo de La Vega Vinolo (Autor).
Resumo
O presente manuscrito objetiva relatar momento de avaliação de curso ministrado em quatro horas curriculares, sendo duas de Artes e duas de Educação Física em escola da Zona Norte do Rio de Janeiro, via Projeto Consciências, promovido pela Unidade Madureira do Serviço Social do Comércio (SESC) Rio de Janeiro. O curso, que se baseou no entendimento de que a prática antirracista está indissociável da Conservação da Natureza tendo como Estudo de Caso as Naturezas presentes nas Favelas, teve seus resultados apresentados à mulher preta favelada em movimento social e em com pesquisa em movimento na favela, colaborador do SESC envolvido no Projeto e pesquisadora-referência na área em cruzo. Ressalta-se as importantes contribuições da metodologia apresentada, de acordo com os retornos gestuais e falados de interlocutores, assim como apresentam-se potencialidades para novas ações a geração de diálogos sobre e a partir desses retornos, aprofundando a temática nos âmbitos apresentados.