Sessão de Treinamento de Forca Supervisionada Aumenta a Carga Total Levantada e as Respostas Subjetivas em Sujeitos Treinados

Por: Charles Ricardo Lopes, Enrico Gori Soares, Felipe Alves Brigatto, Luan Oenning e Paulo Henrique Marchetti.

Journal Of Physical Education - v.31 - n.1 - 2020

Send to Kindle


.Resumo

O treinamento de forca (TF) com supervisão pode afetar a carga total levantada (CTL), o número total de repetições (NTR), o tempo líquido sob tensão (TLT) e a percepção subjetiva de esforço (PSE) em indivíduos experientes em TF. O objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito da supervisão do personal trainer na sessão de indivíduos experientes em TF. Quinze homens (20,0±2 anos; 176,0±4 cm; 79,3±4,7 kg) experientes com o TF realizaram duas sessões compostas com exercícios para o corpo todo. Na sessão sem supervisão do personal trainer (SPT) os sujeitos auto selecionaram as intensidades utilizadas nos exercícios e foram orientados à “selecionar a sobrecarga que eles tipicamente utilizam para realizar 10 repetições”; na sessão com a supervisão do personal trainer (CPT) os sujeitos auto selecionaram as intensidades utilizadas nos exercícios e foram orientados à “realizar o máximo de esforço possível”. Foi observada maior CTL (P<0,001, Δ%=30), NTR (P<0,001, Δ%=29), TLT (P=0,003, Δ%=21) e PSE (P<0,001, Δ%=29) na sessão de TF. O presente estudo concluiu que as sessões com supervisão de um personal trainer afetam positivamente as variáveis do treinamento.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/45492

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.