Resumo

Foram estabelecidos dois objetivos: o primeiro é apresentar um breve histórico da modalidade do Showbol, suas principais regras e perfil do praticante, enquanto que o segundo foi avaliar a qualidade de vida de atletas pertencentes a esta modalidade.
Metodologia: Foram avaliados 10 atletas de showbol do sexo masculino, no estado do Rio de Janeiro, com média de idade + 41,1 anos, todos de nacionalidade brasileira, que atuaram como jogadores profissionais de futebol com experiência média de + 20 anos. Para fins dessa pesquisa, utilizou-se um estudo descritivo transversal. Por ser uma pesquisa voltada para a saúde e qualidade de vida, optou-se por utilizar o questionário WHOQOL – BREF, validado pela organização mundial da saúde, com intuito de adquirir informações sobre a qualidade de vida dos entrevistados.
Resultados: Os entrevistados consideram os aspectos saúde, condicionamento físico, qualidade de vida e estado emocional muito importante, e em todos esses quesitos, 90% se julgam “satisfeitos” ou “muito satisfeitos”, estando o restante da amostragem (10%) “nem satisfeito nem insatisfeito” com cada um deles.
Conclusão: Os atletas avaliados do showbol do estado do Rio de Janeiro têm na sua maioria uma boa saúde e qualidade de vida.

 

Acessar