Significações Acerca do Processo de Inclusão Educacional no Curso de Graduação em Educação Física
Por Maria Natálha Gomes da Silva (Autor), Soraya Dayanna Guimarães Santos (Autor), Neiza de Lourdes Frederico Fumes (Autor).
Em Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada - SOBAMA v. 18, n 2, 2017.
Resumo
A compreensão dos sentidos e significados permite entender a relação do indivíduo com a sociedade e a própria construção social humana. Deste modo, esta pesquisa buscou apreender as significações acerca do processo de inclusão educacional em um curso de graduação em Educação Física de uma professora universitária. O presente estudo refere-se a uma pesquisa qualitativa com enfoque na Psicologia Sócio-Histórica, em que tomou parte uma professora universitária do curso de Educação Física, um aluno surdo e um intérprete/tradutor de Libras. Enquanto instrumentos para produção dos dados utilizou-se a observação com filmagem e a autoconfrontação simples (ACS) e para a análise dos dados empregou-se os Núcleos de Significação. A partir da ACS do episódio 03, foram construídos 02 Núcleos de Significação, “Caminhando para uma prática inclusiva” e “Barreiras no processo inclusivo”. No primeiro núcleo são apresentadas as tentativas da professora em incluir o aluno surdo, as incertezas em relação às estratégias e aos recursos pedagógicos para a efetivação da sua prática inclusiva, a autoanálise de sua prática e a análise da participação do aluno surdo nesse processo. O segundo núcleo trata das dificuldades e insatisfações encontradas pela professora para a promoção da inclusão do aluno surdo. O processo vivenciado pela docente objetivando a inclusão perpassa por pontos que contribuíram em sua prática pedagógica inclusiva, em que incertezas e acertos são apresentados, os quais acabam por levá-la a constituir novas significações em relação à sua atividade profissional e ao processo de inclusão, com a ACS sendo fundamental nas novas significações da professora.