Resumo

O presente estudo, caracterizado metodologicamente como de natureza qualitativa, investigou o significado da dança-educação, pretendendo ação transformadora na promoção da saúde, bem como tencionando ascensão social de crianças, alunas de uma escola pública municipal da cidade de Fortaleza-Ceará-Brasil. Procurou descrever o perfil dessas crianças e identificou aspectos específicos dos seus cotidianos, como também revelou alguns fatores culturais relevantes daquele contexto. Como percurso metodológico, utilizou-se uma ação intervencionista peculiar à pesquisa-ação por intermédio da dança-educação indicada, principalmente, por Nanni (2001), associada à observação participante e entrevistas semi-estruturadas, no tocante à técnica de coleta. A análise dos dados foi tratada conforme Bardin (2004), a qual registrou a profundidade do conteúdo manifesto e latente, valorizando o significado das mensagens e os aspectos subjetivos, intrínsecos numa pesquisa social. Desvelou-se como resultado, dentre outros, o fato de que a dança detém o poder de fomentar perspectivas profissionais, bem como revelou, na categoria Dança como instrumento de fuga , que, no momento em que as crianças dançam, diminuem os problemas contextuais relacionados à pobreza. Considera-se que a dança-educação é uma atividade que se apresenta como um instrumento de formação educativa, transformadora e cultural, fortemente apreciada pelos que têm oportunidade de vivenciá-la. Sua difusão nas escolas públicas municipais de Fortaleza-CE, porém, é rara, fazendo-se, pois, necessário realizar outras investigações complementares para esse casuísmo.

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