Resumo

Este estudo buscou investigar os significados atribuídos ao lazer em grupo por consumidores idosos. O estudo parte de uma revisão da literatura sobre consumo e lazer na Terceira Idade, enfatizando a passagem de uma perspectiva negativa, baseada em restrições ao consumo, para uma visão mais positiva do envelhecimento, nos estudos mais recentes. A pesquisa utilizou métodos oriundos da etnografia urbana, em particular a observação participante e as entrevistas em profundidade, adequados à natureza do fenômeno investigado. Foi escolhido, para a realização do trabalho de campo, um grupo de encontros musicais que se reúne no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro. No decorrer da observação participante foram realizadas entrevistas informais com participantes, registradas em diário de campo, além do uso de fotografias e vídeos. Ao final da observação participante, que durou seis meses, foram realizadas 16 entrevistas em profundidade, gravadas e transcritas. Utilizaram-se técnicas de análise de discurso. Seis diferentes categorias de significados emergiram do trabalho de campo: (1) significado hedônico; (2) espaço de sociabilidade; (3) nostalgia; (4) qualidade de vida; (5) (re)construção da identidade e; (6) aprendizado. Verificou-se que a imersão nesta atividade de lazer permitiu aos idosos participantes produzirem uma ressignificação da Terceira Idade.

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