Significados da Prática Esportiva Extracurricular Para os Pais
Por Alexandre Jackson Chan Vianna (None), Felipe Rodrigues da Costa (None), Américo Pierangeli (Autor), Alexandre Jackson Chan Vianna (Autor), Felipe Rodrigues da Costa (Autor), Raissa Batista Luaemar Oliveira (Autor).
Resumo
A ideia central do artigo é levantar os argumentos dos pais para optar e manter os filhos em atividades esportivas extracurriculares. Foi realizada observação participante em escola privada de Educação Básica que oferecia atividade esportiva extracurricular por empresa terceirizada. A entrevista semi-estruturada, com pais de estudantes entre 5 e 10 anos, que frequentavam as atividades de futsal e natação, foi o instrumento central de coleta de dados, analisados de acordo com a Teoria Fundamentada. Os resultados apontam argumentações sobre benefícios para a saúde, educação e gosto dos filhos. Entretanto aparecem também motivos pragmáticos de organização da logística das famílias e a instrumentalização de mecanismos de coerção da vida cotidiana dos filhos. Com base nos dados, o texto ainda reflete sobre a hierarquia presente entre educação física curricular e atividades extracurriculares para os pais.