Resumo

Considerando-se o aumento do número de projetos sociais esportivos no Brasil, a relevância de tais projetos para seus participantes e suas famílias, e o fato de que a participação em projetos sociais esportivos pode ter diferentes significados, este trabalho teve como objetivo identificar os principais significados atribuídos ao projeto Esporte em Ação - Núcleo Vila Torres (EA-VT) em Curitiba/PR, segundo participantes, pais de participantes e profissionais. O EA –VT é desenvolvido através de uma p rceria entre a Prefeitura Municipal, através da Fundação de Assistência Social (FAS) e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), e o Instituto Compartilhar (IC). Ele atende a crianças e adolescentes com idades entre 7 a 15 anos e que estão inseridos no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). A pesquisa foi de natureza qualitativa e de cunho exploratório. Os dados foram coletados através de documentos relativos ao projeto, observações e de entrevistas abertas e semi-estruturadas com 17 profissionais, 09 mães de participantes e 52 alunos do EA-VT. A análise de dados baseou-se em procedimentos da teoria fundamentada e se centrou nos principais temas que emergiram da fala dos entrevistados. Concluímos que para profissionais, mães de participantes e participantes, o EA-VT tem o sentido de proteger crianças e adolescentes de “males” das ruas tais como a violência, “más companhias”, “coisas que não prestam” e envolvimento com drogas. Para várias profissionais, o projeto também tem o sentido de proteger crianças e adolescentes de problemas em suas casas tais como violência e trabalho infantil. O EA-VT também tem o sentido de promover diferentes tipos de aprendizagem. Ele promove, por exemplo, a iniciação e/ou aperfeiçoamento esportivo, reforço de conteúdos escolares, melhorias comportamentais, “novas” e “diferentes” perspectivas de vida, além de encaminhamento profissional. O EA-VT também se constitui como um espaço onde as crianças e adolescentes podem se engajar em atividades de seu interesse e podem se divertir, brincar e jogar. Mais estudos são necessários para uma maior compreensão dos significados atribuídos a projetos sociais esportivos. A compreensão dos sentidos que diferentes agentes envolvidos com projetos sociais fazem dos mesmos pode contribuir para com um melhor planejamento das ações desenvolvidas, bem como para com o desenvolvimento de políticas públicas e programas que de fato atendam as ecessidades e interesses da população.

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