Resumo

O estudo em questão trata-se de uma análise dos pressupostos da educação salesiana no que se refere às atividades desempenhadas no pátio, aqui denominadas de atividades físico-recreativas e de expressão artístico-cultural. O estudo tem como objetivo além de identificar a significatividade das referidas atividades, fazer a confrontação das mesmas com elementos fundamentais da educação salesiana, buscando a verificação da validade de suas aplicações. A fundamentação teórica utilizada para elaboração do trabalho foi baseada em diversos autores estudiosos da tradição salesiana, entre os quais destacam-se: Pietro Braido, Eugênio Ceria, Joseph Aubry, Teresio Bosco, Antônio Carlos da Costa e Tarcísio Searamussa, bem como escritos do próprio Dom Bosco – fundador da Família Salesiana, sendo que em todos os autores encontra-se em comum a preocupação de relatar, analisar a apontar perspectivas do sistema educativo de Dom Bosco como proposta concreta de educação integral para os jovens e as crianças. Da mesma forma foi necessário recorrer a uma matriz teórico-analítica fundamentada nos estudos sobre lazer e tempo livre, onde destaca-se aqui os trabalhos de Dumazedier e Lovisolo, no sentido de confrontar a experiência salesiana com construtos produzidos na academia, tentando encontrar subsídios de validade pedagógica para a mesma. Tanto esses referenciais, com toda a literatura utilizada para a construção do trabalho, corrobora para compreender como a utilização das atividades do pátio podem constituir-se como recurso da educação e de que forma a Família Salesiana as aplica nas propostas vivenciadas na atualidade. Conclui-se o trabalho, de uma maneira geral, identificando as atividades do pátio como elemento essencial da proposta educativa salesiana e não meramente complementar. Faz-se essa ressalva em função da descoberta que no real vivido é possível encontrar infidelidades à tradição e às propostas contidas nos planos atuais, entretanto, foi possível constatar que tais distorções acontecem muito mais por incompreensões e limitações de cunho individual de alguns responsáveis pela "animação" dos ambientes educativos, do que propriamente por fatores inválidos do Sistema Educativo de Dom Bosco.

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