Signos, Metáforas e Educação Física Conectando Peirce e Parlebas Através da Ação Motriz
Por Raúl Martínez-santos (Autor).
Resumo
Só podemos pensar em signos como as metáforas: processos semióticos que vinculam vários objetos com a ajuda de uma evocação baseada na semelhança. "Ação motriz, a ponta da lança da educação física" é uma das metáforas favoritas de Pierre Parlebas, e não é sem razão. Sua exploração através da lógica triádica de Peirce nos permite avançar no conhecimento do três símbolos fundamentais de nosso campo: educação física, entendida como uma prática de intervenção motriz dirigida por aspirações transformadoras legítimas; ação motriz, entendida como um ponto de encontro para condutas motrizes que desejam ser modificadas e as intenções educacionais que lhes dão valor; e praxiologia motriz, entendida como uma resposta à necessidade que os motricistas têm de antecipar e organizar corretamente os efeitos esperados das práticas motrizes e os efeitos desejados em projetos educativos. O pragmatismo e a praxiologia motriz têm muito a contribuir para a educação física, mesmo que seja apenas o pretexto para conectar dois pensadores brilhantes que cruzaram os limites marcados por seus respectivos séculos para ir além das heranças recebidas.
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