Resumo

Objetivos:
Investigar e analisar o nível da Síndrome de Burnout em professores de Educação Física em diferentes escolas da Rede Estadual.

Métodos e resultados:
A pesquisa é de caráter exploratório descritiva. Amostra de 40 professores selecionados de forma aleatória. Instrumentos de coleta: dois questionários, um sóciodemográfico, e o Maslach Burnout Inventory – Educators Survey (MBI-ED). Avalia como o sujeito vivencia seu trabalho: Exaustão Emocional (EE) - 9 itens, Realização Pessoal no Trabalho (RP) - 8 itens e Despersonalização (DE) - 5 itens. Com uma escala de pontuação variando de 0 a 6. Os resultados preliminares do questionário sócio-demográfico indicam que a média de idade varia de 31 a 40 anos – 60%; casado- 32%; com mais de 2 filhos – 30%; formados entre 6 e 10 anos - 60%; lecionam a mais de 5 anos – 60%; trabalham em 2 escolas -90%; com carga horária de 7 a 10 horas – 100%; acredita que o trabalho interfere em sua vida pessoal – 60% e pensa em mudar de profissão -30%. Os escores referentes ao MBI-ED indicam que 65% dos professores apresentam altos escores: freqüência de nível 3 - 30%; nível 4- 10%; nível 5- 15% e nível 6 – 10%, estes níveis indicam “Despersonalização e Exaustão Emocional” e “baixa realização Pessoal no trabalho”.

Conclusão:
Diante das análises podemos afirmar que os professores estão sujeitos a terem a Síndrome de Burnout, pelos altos escores apresentados. Assim, faz-se necessária uma intervenção na organização das escolas, no reconhecimento profissional, legitimação da educação física como disciplina curricular.