Resumo
Podemos inferir que diversos professores sofrem com elevados níveis de estresse, insatisfação em relação às condições de trabalho e remuneração, entre outros fatores que influenciam negativamente na sua qualidade de vida (QV), o que pode acarretar a Síndrome de Burnout (SB). Desse modo, o objetivo geral da tese foi analisar a SB e os indicadores da QV no trabalho de professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus São Vicente (IFMT-SVC). Para tanto, a pesquisa quantitativa do tipo transversal-descritivo foi realizada a partir da aplicação do Maslach Burnout Inventory (MBI-SB) para avaliar a SB e a Escala de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho Percebida por Professores (QVT-PEF). Os questionários foram enviados aos participantes via formulários online, sendo que para participar da pesquisa os sujeitos deveriam assinar o termo de consentimento livre e esclarecido. A coleta dos dados ocorreu no período de outubro de 2019 a março de 2020, sendo que do total de 85 docentes efetivos do campus, 72 atenderam os critérios de inclusão da pesquisa e 42 compuseram a amostra desta pesquisa. A sistematização dos resultados da tese foi feita pela construção de dois artigos, conforme o modelo exigido pelo Programa de Pós-Graduação. O primeiro artigo desta tese objetivou investigar a SB e sua relação com os aspectos sociodemográficos e características profissionais dos professores. Os resultados encontrados demonstram dados alarmantes em relação a SB, pois do total de participantes, 25 (59,5%) encontram-se no nível mais elevado de exaustão emocional, 16 (38,1%) no nível mais alto de despersonalização e 33 (78,6%) apresentam baixa realização profissional. Salienta-se ainda que 13 destes profissionais apresentam a SB a partir do instrumento utilizado. O segundo artigo consistiu em descrever as variáveis profissionais que contribuem positivamente no ambiente laboral investigado. Verificou-se que na avaliação da QV, os professores mostraram-se mais satisfeitos nas dimensões: Remuneração (47,6%) e Leis e normas do trabalho (59,5%). Além disso apresentaram indecisão nas dimensões: Autonomia no trabalho (47,6%), Integração social no trabalho (50,0%) e Trabalho e espaço total de vida (54,8%), sendo todos estes resultados estatisticamente significativos (p<0,05). Destaca-se ainda que o nível de formação (mestrado e doutorado), a fase da carreira (intermediária) e a renda individual (receber um maior número de salários) são fatores que geraram maior satisfação entre os sujeitos. Pode-se mostrar por meio desta tese, um perfil dos professores do IFMT-SVC, sobretudo relacionado ao risco de acometimento pela SB. Apesar de haver prevalência de satisfação em algumas dimensões da QV no trabalho, existe um número considerável de sujeitos que apresentaram indecisão e insatisfação em outras dimensões.