Síndrome de Burnout e Nível de Atividade Física em Professores de Educação Física
Por Mara Laiz Damasceno Antunes (Autor), érick Henrique de Moraes (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 22, n 237, 2018.
Resumo
A síndrome de burnout ou síndrome de burnout profissional é um fenômeno psicossocial causado pelo estresse crônico no trabalho. Desta forma, os professores têm sido alvos constantes de estresse devido às funções exercidas pela profissão e pelo ambiente de serviço, além de estarem diretamente ligados aos alunos por longos períodos. O objetivo deste estudo foi verificar a relação entre a síndrome de burnout e o nível de atividade física em professores de Educação Física no ensino fundamental em Siqueira Campos-PR. Este é um estudo correlacional, que investigou 14 professores. Para verificar a presença da síndrome de burnout, utilizou-se o questionário Maslach Inventory Burnout (MIB) e Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) em sua versão curta para avaliar o nível de atividade física. Os dados foram analisados no programa SPSS 20.0 e o teste exato de Fisher foi utilizado. Na amostra classificada como irregularmente ativa, 7 dos 8 professores possuem indicadores para adquirir a síndrome, enquanto aqueles classificados como ativos ou muito ativos, apenas 2 em um total de 6 professores possuem indicadores de burnout. Diante dos resultados obtidos, pode-se considerar que a pessoa menos ativa tem maior tendência a adquirir a síndrome de burnout.