Resumo

A Síndrome de Burnout é desenvolvida com o passar dos anos e raramente é percebida. Ela é definida como uma resposta ao estresse crônico devido à situação de lidar excessivamente com pessoas em função do trabalho e é composta por três dimensões a exaustão emocional, despersonalização e a falta de realização profissional que estão relacionadas.  A profissão docente está propícia a desenvolver o sentimento de Burnout por estar ligado diretamente e indiretamente, com isso afeta o desempenho do profissional dentro do ambiente escolar interferindo na aquisição dos objetivos pedagógicos. A existência dessa patologia vem aumentando nos últimos anos, sendo considerada uma doença da saúde pública ocasionando problemas no aspecto físico e mental do indivíduo. O estudo tem como objetivo investigar os fatores que influenciam no aparecimento da Síndrome de Burnout em professores universitários; e verificar se a falta de realização profissional, a exaustão emocional e despersonalização (Dimensões que caracteriza essa Síndrome) estão acometendo os docentes. Trata-se de um estudo descritivo, utilizando como instrumento o Questionário Sócio Funcional (QSF) contendo aspectos de identificação da amostra, aspectos sociais, natureza da função, natureza institucional e natureza emocional. Os dados sugerem que os professores universitários sofrem com alguns fatores que podem levar a desenvolver a Síndrome de Burnout, para que isso não se prolongue eles podem começar a realizar propostas de intervenção para garantir a ausência dessa patologia.

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