Síndrome de Burnout em Docentes de Uma Instituição de Ensino Superior na Zona da Mata Mineira
Por Angélica Zani Pereira (Autor), Fabrício Sette Abrantes Silveira (Autor), Deyliane Aparecida de Almeida Pereira (Autor), Samuel Gonçalves Pinto (Autor), Marcia Ferreira da Silva (Autor).
Resumo
A Síndrome de Burnout é desenvolvida com o passar dos anos e raramente é percebida. Ela é definida como uma resposta ao estresse crônico devido à situação de lidar excessivamente com pessoas em função do trabalho e é composta por três dimensões a exaustão emocional, despersonalização e a falta de realização profissional que estão relacionadas. A profissão docente está propícia a desenvolver o sentimento de Burnout por estar ligado diretamente e indiretamente, com isso afeta o desempenho do profissional dentro do ambiente escolar interferindo na aquisição dos objetivos pedagógicos. A existência dessa patologia vem aumentando nos últimos anos, sendo considerada uma doença da saúde pública ocasionando problemas no aspecto físico e mental do indivíduo. O estudo tem como objetivo investigar os fatores que influenciam no aparecimento da Síndrome de Burnout em professores universitários; e verificar se a falta de realização profissional, a exaustão emocional e despersonalização (Dimensões que caracteriza essa Síndrome) estão acometendo os docentes. Trata-se de um estudo descritivo, utilizando como instrumento o Questionário Sócio Funcional (QSF) contendo aspectos de identificação da amostra, aspectos sociais, natureza da função, natureza institucional e natureza emocional. Os dados sugerem que os professores universitários sofrem com alguns fatores que podem levar a desenvolver a Síndrome de Burnout, para que isso não se prolongue eles podem começar a realizar propostas de intervenção para garantir a ausência dessa patologia.