Síndrome do Esgotamento Profissional (sep) em Professores de Educação Física de Escolas Estaduais
Por Jean Claude Lafeta (Autor), Laura Beatriz Costa Veloso (Autor), Adriana dos Santos Silva (Autor), Maria de Fatima Matos Maia (Autor), Cristiane Pereira Ferreira (Autor), Berenilde Valéria de Oliveira Sousa (Autor).
Em Revista Eletrônica Nacional de Educação Física - RENEF v. 3, n 3, 2013.
Resumo
A síndrome do esgotamento profissional é uma doença do estresse que acomete principalmente profissionais que trabalham em profissões que possuem uma maior responsabilidade pelo outro. O presente estudo procurou avaliar a Síndrome do Esgotamento Profissional em Professores de Educação Física da cidade de Montes Claros-MG que possuem e não possuem planejamento pedagógico no exercício da profissão docente. A amostra foi composta por 18 professores, 9 homens e 9 mulheres. O instrumento utilizado foi o questionário Maslach Burnout Inventory – MBI. Foi realizada análise descritiva com utilização de média e desvio padrão, na comparação o teste t para amostras independentes e ANOVA oneway. Na análise descritiva, os professores investigados se encontravam na fase inicial da síndrome. Na comparação não foram encontradas diferenças significativas nas variáveis independentes: sexo, número de cargos, tempo de experiência, situação funcional e qualificação. Embora não tenha sido encontrada diferença significativa, novos estudos devem ser realizados já que as médias apresentadas sugerem que estas variáveis podem influenciar na SEP em diferentes contextos.