Resumo

Nas últimas décadas, pesquisadores de várias áreas têm se preocupado com o fenômeno Síndrome do Esgotamento Profissional (SEP) caracterizada como doença do trabalho. Considerada o estágio mais avançado do estresse, a SEP afeta inúmeras profissões, principalmente aquelas em que os profissionais possuem contato direto com pessoas, entre os quais, os professores. A revisão bibliográfica com textos em língua portuguesa, inglesa e espanhola sobre o tema permitiu unificar a expressão do fenômeno como "Síndrome do Esgotamento Profissional" (SEP). O aprofundamento de estudos sobre esse fenômeno em determinados coletivos docentes, como os professores de Educação Física, possibilitará ampliar a compreensão e elaborar significativos questionamentos envolvendo o trabalho docente e o fenômeno descrito na bibliografia. Destaca-se que nessa revisão de literatura, foram encontrados poucos trabalhos envolvendo coletivos de trabalhadores docentes. No caso dos professores de Educação Física, foco de interesse investigativo deste estudo, raros foram os trabalhos encontrados sobre o assunto.

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