Síndrome Metabólica e Educação Física Escolar
Por Gustavo Monnerat Cahli (Autor), Thiago Teixeira Guimarães (Autor), Alexandre Palma (Autor).
Em Conexões v. 11, n 1, 2013. Da página 124 a 143
Resumo
Síndrome metabólica é a designação atribuída a um conjunto de alterações fisiológicas no metabolismo humano que aumenta drasticamente o risco de desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes, patologias que são as principais causas de morbidez e mortalidade atualmente. Um dos grupos frequentemente atingidos é o de crianças e jovens em idade escolar. Diversos estudos epidemiológicos e biológicos sugerem que a prática de atividades físicas pode melhorar significativamente esse quadro clínico, sendo uma importante ferramenta para o seu controle e tratamento, gerando saúde, menos sofrimento e redução de gastos públicos em saúde. Neste contexto, os objetivos do presente estudo são: a) rever a literatura sobre síndrome metabólica, no que diz respeito aos aspectos fisiopatológicos e epidemiológicos envolvendo crianças e jovens; b) discutir o papel da atividade física para a prevenção primária e secundária, bem como a relevância e as dificuldades de atuação do profissional de educação física escolar em seu ambiente de trabalho. Concluímos que a síndrome metabólica tem se intensificado epidemicamente e combater a inatividade física é uma necessidade urgente. Políticas que exaltem a educação física escolar e o seu profissional podem contribuir para a cultivação de hábitos saudáveis e a promoção do ser humano.