Sintomas comportamentais e emocionais em crianças com baixa motricidade: segundo a percepção êmica parental
Por Pâmella Medeiros (Autor), Marcela Almeida Zequinão (Autor), Walan Roberto Silva (Autor), Isabely Rúbila Maciel (Autor), Fernando Luiz Cardoso (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 33, n 1, 2022.
Resumo
Habilidades motoras deficientes podem estar associadas à incidência de sintomas de saúde mental, especialmente no que diz respeito a resultados sociais, comportamentais e emocionais. O objetivo do presente estudo foi analisar a associação de sintomas emocionais e comportamentais com habilidades motoras em escolares de 7 a 10 anos. Para isso, foram avaliadas 339 crianças (187 meninas e 152 meninos). As variáveis foram mensuradas por meio do Movement Assessment Battery for Children, 2ª ed. (MABC-2) e o Questionário de Pontos Fortes e Dificuldades (SDQ). Os resultados indicaram que crianças com deficiência motora tinham maior probabilidade de apresentar desenvolvimento anormal em termos de sintomas emocionais e comportamentais quando comparadas às crianças com proficiência motora adequada. Assim, dados empíricos como estes podem auxiliar na conscientização pública e profissional, considerando as consequências sociais e psicológicas da deficiência motora, além dos custos individuais decorrentes de problemas de saúde mental.