Resumo

Objetivo:
O uso das filmagens e vídeos tem vindo a aumentar o conhecimento da mecânica de nado. Sendo assim, o estudo se objectivou na construção do equipamento denominado Iox2 que mensura as velocidades durante todo o ciclo gestual do atleta e que permite aos técnicos um estudo minucioso sobre os dados gerados, com integração de novas tecnologias e aplicações.

Métodos e resultados:
Iox2 é um velocímetro actualmente aplicado para natação, compatível com sistemas de filmagem que sobrepõe gráfico de velocidade, espaço, aceleração e tempo no vídeo, permitindo a estrita análise de dados em até 25 metros de distância em um único sentido. O atleta utiliza um cinto de velcro para fixação do cabo na linha da cintura, o que permite accionar o sistema ao nadar. Com os resultados gerados podemos afirmar que: A tolerância da medida da velocidade é de 0,02 m/s, que representa 98% de precisão. A tolerância da distância é de 0,01 m, que representa 99% de precisão.

Conclusão:
Em conclusão, podemos considerar o instrumento viável para ser utilizado em condições similares, garantindo que é fiável e válido. Ou seja, pode ser utilizado como um velocímetro no âmbito da natação desde que mantenham condições idênticas de uso e os resultados serem comparáveis entre si face à natureza do protocolo.