Sistema de Exercícios Para Ensino Técnico de Queda Baixa em Goleiros de Futebol Juvenil
Por Carlos Hugo Macías Rendón (Autor), Darley Jhosue Burgos Angulo (Autor), Christopfer Elías Alava Guanoluisa (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 27, n 296, 2023.
Resumo
O objetivo deste estudo foi projetar um sistema de exercícios determinando os componentes e atividades para o ensino da técnica de queda baixa para goleiros de futebol em estágio formativo. Para tal, foram analisados e sintetizados os ideais de diferentes autores que contribuem para o tema em estudo, recorrendo à exploração de campo e tipos de investigação descritiva. Além disso, com recurso a técnicas e instrumentos de recolha de informação como o inquérito e a ficha de observação dirigida a 10 guarda-redes, incluindo a entrevista tanto a treinadores de goleiros como a especialistas da área, o baixo nível de aprendizagem que estes jogadores têm em relação a técnica de queda baixa. Anexado a isso, foi destacada a importância de desenvolver cada gesto técnico em sua etapa formativa como jogadores de futebol, incluindo a implementação de recursos didáticos, treinamento e conhecimento de diversas variantes de exercícios pelo treinador que permitem ao goleiro ter um aprendizado significativo, concluindo com o pensamento de que se não pratica as diferentes técnicas básicas do esporte tende a diminuir seu nível de reação, sua elasticidade e sua maneira correta de cair. Por isso o sistema de exercícios se apresenta como uma proposta eficaz que sequencia os exercícios do simples ao complexo a partir de diferentes etapas: diagnóstico, planejamento, aplicação e avaliação, permitindo ao goleiro executar corretamente o embasamento técnico.
Referências
Becerra, B. (2019). Fútbol: el portero dentro de una realidad sistémica: una revisión. Psychology Research, 2(1), 8-10. https://doi.org/10.33000/mlspr.v2i1.88
Becerra, B. (2021). Influencia de las emociones en las jugadoras de fútbol: revisión de literatura. Revista de Educacion Fisica, 10(1), 3-10. https://www.researchgate.net/publication/350172329
Cabeza, A., Guillén, L., Gutiérrez, M., Padrón, L., Vargas, D., y Ortega, R. (2019). Sistema de ejercicios profilácticos para la prevención de las lesiones de rodilla en el Karate Do. Retos, 36(2), 487-496. https://doi.org/10.47197/retos.v36i36.70918
Caicedo, A. (2020). Guía metodológica para la formación de guardametas de fútbol categoría sub 14 [Tesis de grado, Facultad de Educación Física, Universidad de Guayaquil]. http://repositorio.ug.edu.ec/handle/redug/55320
Di Paolo, S., Santillozzi, F., Zinno, R., Barone G., y Bragonzoni, L. (2022). On-Field Biomechanical Assessment of High and Low Dive in Competitive 16-Year-Old Goalkeepers through Wearable Sensors and Principal Component Analysis. Sensors, 22(19), 1-17. https://doi.org/10.3390/s22197519