Editora UFSC. Brasil 2011. 19 páginas.

Sobre

PREFÁCIO

O conteúdo deste trabalho escrito e produzido pelo pessoal da Biblioteca da UFSC resume tudo o que acontece no processo editorial de uma revista eletrônica produzida dentro da ferramenta SEER. Ele não termina aqui, mas, expõe da melhor forma a conexão que existe entre o fazer editorial e sua adaptação ao gerenciamento online. Tanto quanto o espaço o permite, muitos pontos são mostrados para que circunstancialmente eles sejam testados e adaptados nas revistas que usam o sistema.

As seções sobre as atribuições e decisões editoriais tem destaque porque nelas o leitor encontrará patente a importância do conhecimento que o responsável pela revista deverá ter para o bom funcionamento da sua publicação eletrônica.
É já bastante conhecida a qualidade do trabalho de capacitação de equipes editoriais desenvolvido pelo pessoal da Biblioteca da UFSC. A direção dessa instituição tornou possível um dos primeiro portais de revistas em universidades brasileiras e, vem procurando sempre novos conteúdos e soluções para acrescentar valor ás publicações dessa instituição.

Este livro é para aqueles que querem aprender as formas de gerenciamento editorial de revistas eletrônicas usando a plataforma SEER, de forma inteligível. Os editores de periódicos científicos terão aqui as respostas algumas das suas dúvidas, sem assustar-se com a mudança na nomenclatura de rotinas já conhecidas.

Trata-se aqui de pessoas querendo ajudar a entender o funcionamento de uma ferramenta, procurando encontrar novas condições de colaboração em uma sociedade do conhecimento que vive dos resultados das suas pesquisas, mesmo que subjetivamente possam ser elevadas acima umas das outras.
Aguardamos com ansiedade as próximas publicações sobre editoração eletrônica da equipe da Biblioteca da UFSC!

Brasília, 9 de março de 2011
Miguel Ángel Márdero Arellano

Acessar Arquivo