Sistematização dos Jogos Desportivos Coletivos de Invasão nos Anos Finais do Ensino Fundamental Um Relato de Experiência
Por Leandro Teixeira Floriano (Autor), Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira (Autor), Gabriel Pelozato Farias da Rosa (Autor).
Resumo
A organização do processo de ensino e de aprendizagem visa dar aos jogos desportivos coletivos de invasão (JDCI) um tratamento pedagógico coerente com o ensino formal, assim como organizar didaticamente os conhecimentos a eles pertinentes. O objetivo deste relato é apresentar a proposta pedagógica de ensino dos JDCI aplicada em uma escola pública de Florianópolis, no estado de Santa Catarina, sistematizando o conteúdo com base no modelo pendular e relacionando princípios operacionais e jogos situacionais. Foi elaborado um cronograma contemplando a progressão do conteúdo trabalhado. Cada aula foi organizada abrangendo temas/subtemas; objetivo; atividades; recursos e estratégias para avaliar o processo. A sistematização do conteúdo por meio de princípios operacionais envolvendo pequenos jogos pode contribuir para o aprendizado da lógica interna dos jogos formais, sendo importante para a aquisição de conhecimento sobre as semelhanças existentes nos esportes de invasão.
Referências
ALVES, Rubem. Livro sem fim. São Paulo: Loyola, 2002.
BARROSO, André Luís Ruggiero; DARIDO, Suraya Cristina. A pedagogia do esporte e as dimensões dos conteúdos: conceitual, procedimental e atitudinal. Revista da educação física/UEM, v. 20, n. 2, p. 281-289, 2009.
BAYER, Claude. O ensino dos desportos coletivos. Lisboa, Portugal: Dinalivro, 1994.
BRASIL. Câmara dos Deputados. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 13. ed. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2016.
______. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: Secretaria da Educação Básica, 2017.
BUNKER, David; THORPE, Rod. A model for the teaching of games in secondary schools. Bulletin of physical education, v. 18, n. 1, p. 5-8, 1982.
CLEMENTE, Filipe Manuel Batista; MENDES, Rui Manoel Sousa. Treinar jogando: jogos reduzidos e condicionados no futebol. Lisboa, Portugal: Prime Books 2015.
COSTA, Luciane Cristina Arantes; NASCIMENTO, Juarez Vieira. O ensino da técnica e da tática: novas abordagens metodológicas. Revista da educação física/UEM, v. 15, n. 2, p. 49-56, 2004.
DAOLIO, Jocimar. Jogos esportivos coletivos: dos princípios operacionais aos gestos técnicos - modelo pendular a partir das idéias de Claude Bayer. Revista brasileira ciências e movimento, v. 10, n. 4, p. 99-104, 2002.
DARIDO, Suraya Cristina. A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 18, n. 1, p. 61-80, 2004.
______. Educação física na escola: conteúdos, duas dimensões e significados. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.
DENZIN, Norman Kent; LINCOLN, Yvonna Sessions. A disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, Norman Kent; LINCOLN, Yvonna Sessions (Orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre, RS: Artmed, 2006.
GALATTI, Larissa Rafaela e colaboradores. O ensino dos jogos esportivos coletivos: avanços metodológicos dos aspectos estratégico-tático-técnico. Revista pensar a prática, v. 20, n. 3, 2017.
GALATTI, Larissa Rafaela e colaboradores. Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos. Revista da educação física/UEM, v. 25, n. 1, p. 153-162, 2014.
GALATTI, Larissa Rafaela; PAES, Roberto Rodrigues; DARIDO, Suraya Cristina. A pedagogia do esporte: livro didático aplicado aos jogos esportivos coletivos. Motriz, v. 16, n. 3, p. 751-761, 2010.
GARGANTA, Júlio. Para uma teoria dos jogos desportivos coletivos. In: GRAÇA, Amândio; OLIVEIRA, José. O ensino dos jogos desportivos. Porto, Portugal: Rainho & Neves, 1998.
______. Conhecimento e acção nos jogos desportivos. Revista portuguesa de ciências do desporto, v. 4, p. 55-56, 2004.
GARGANTA, Júlio e colaboradores. Fundamentos e práticas para o ensino e treino do futebol. In: TAVARES, Fernando. Jogos desportivos coletivos: ensinar a jogar. Porto, Portugal: FADEUP. 2013.
GONZÁLEZ, Fernando Jaime; BRACHT, Valter. Metodologia do ensino dos esportes coletivos. Vitória, ES: UFES, Núcleo de Educação Aberta e a Distância, 2012.
GONZÁLEZ, Fernando Jaime; DARIDO, Suraya Cristina; OLIVEIRA, Amauri. Práticas corporais e a organização do conhecimento: 1 esportes de invasão. 2. ed. Maringá, PR: EdUEM, 2017.
GRAÇA, Amândio; MESQUITA, Isabel. Ensino dos jogos desportivos: concepções, modelos e avaliação". In: ROSADO, Antônio; MESQUITA, Isabel (Orgs.). Pedagogia do desporto. Lisboa, Portugal: Edições FMH, 2009.
INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. Projeto Político Pedagógico. Instituto Estadual de Educação: Florianópolis, SC, 2017.
KROGER, Chistian; ROTH, Klaus. Escola da bola: um ABC para iniciantes nos jogos esportivos. São Paulo: Phorte, 2002.
LEONARDO, Lucas; SCAGLIA, Alcides José; REVERDITO, Riller Silva. O ensino dos esportes coletivos: metodologia pautada na família dos jogos. Motriz, v. 15, n. 2, p. 236-246, 2009.
MOREIRA, Ana Elisa da Costa. Relações entre as estratégias de ensino do professor, com as estratégias de aprendizagem e a motivação para aprender de alunos do ensino fundamental 1. 2014, 120f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, 2014.
NOGUEIRA, Valdilene Aline; FARIAS, Uirá de Siqueira; MALDONADO, Daniel Teixeira. Práticas pedagógicas inovadoras nas aulas de educação física escolar: indícios de mudanças 2. Curitiba, PR: CRV, 2017.
OLIVEIRA, Felippe Távora Freitas e colaboradores. A didática na periodização tática. Revista brasileira de futebol, v. 14, n. 1, p. 80-99, 2021.
PAES, Roberto. Pedagogia do esporte: especialização esportiva precoce. In: TANI, Go; BENTO, Jorge; PETERSEN, Ricardo Demétrio de Souza (Ogs.). Pedagogia do desporto. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2006.
PEREIRA, Marcos Paulo Vaz de Campos e colaboradores. O jogo como estratégia pedagógica para o ensino da Educação Física escolar no 5º ano do ensino fundamental I. Corpoconsciência, v. 20, n. 1, p. 1-8, 2016.
PEREIRA, Marcos Paulo Vaz de Campos e colaboradores. Reflexões sistêmicas do jogo: contribuições para a educação física. Journal of sport pedagogy and research, v. 4, n. 3, p.60-64, 2018.
PEREIRA, Marcos Paulo Vaz de Campos; FARIAS, Gelcemar Oliveira. Professores de educação física e o jogo: reflexões no contexto escolar. Corpoconsciência, v. 24, n. 2, p. 82-90, 2020.
REVERDITO, Riller; SCAGLIA, Alcides. A gestão do processo organizacional do jogo: uma proposta metodológica para o ensino dos jogos coletivos. Motriz, v. 13, n.1, p. 51-63, 2007.
SANTANA, Wilton Carlos. A pedagogia do esporte e a tarefa de ensinar além do esporte. In: GALATTI, Larissa Rafaela e colaboradores (Orgs.). Múltiplos cenários da prática esportiva. Campinas, SP: UNICAMP, 2017.
SCAGLIA, Alcides José. O futebol e os jogos/brincadeiras de bola com os pés: todos semelhantes, todos diferentes. 164f. 2003. Tese (Doutorado em Educação Física). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2003.
______. Referencial curricular da educação básica das escolas públicas municipais de Franca. Franca, SP: Secretaria Municipal de Educação de Franca, 2007.
SCAGLIA, Alcides José e colaboradores. O ensino dos jogos esportivos coletivos: as competências essenciais e a lógica do jogo em meio ao processo organizacional sistêmico. Movimento, v. 19, n. 4, p. 227-249, out./ dez., 2013.
SCAGLIA, Alcides José; REVERDITO, Riller; GALATTI, Larissa. A contribuição da pedagogia do esporte ao ensino do esporte na escola: tensões e reflexões metodológicas. In: MARINHO, Alcyane; NASCIMENTO, Juarez; OLIVEIRA, Amauri Aparecido (Orgs.). Legados do esporte brasileiro. Florianópolis, SC: UDESC, 2014.
SCAGLIA, Alcides José e colaboradores. Possibilidades e potencialidades técnico-táticas em diferentes tradicionais jogos/brincadeiras de bola com os pés. Retos, v. 39, p. 312-317, 2021.
SIEDENTOP, Daryl. Sport education: Quality PE through positive sport experiences. Champaign, USA: Human Kinetics, 1994.
SOARES, Carmen Lúcia e colaboradores. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992.