Resumo

OBJETIVO: Descrever o processo de desenvolvimento, as principais características e a aplicabilidade de um site responsivo para avaliar/ aprimorar a Aptidão Física Relacionada com a Saúde (AFRS) de adultos aparentemente saudáveis.
MÉTODOS: Estudo metodológico, realizado em quatro etapas: elicitação de requisitos funcionais com dois professores de Educação Física, uma bacharela em Nutrição e três técnicos em Informática (acessos e ferramentas com base em evidências científicas à AFRS) e não-funcionais (desenvolvimento: framework Bootstrap 4; linguagens de programação: HTML5, CSS3, PHP 7.4.0 e Javascript; gerenciador de banco de dados: SQLite; execução pelos browsers: Google Chrome, Mozilla Firefox e Internet Explorer); prototipagem pela equipe de tecnologia da informação; testagem (design; usabilidade; linguagem; instruções; segurança; e transferência) por 31 participantes, selecionados por conveniência, com média de idade de 30,5 anos (17 mulheres); e implementação do site responsivo, hospedado no servidor de um Instituto Federal (IF) da região do meio-oeste de Santa Catarina, Brasil, com acesso livre à utilização, sem necessidade de login e de senha específicos. Foram calculados a frequência e o percentual dos itens dos critérios de avaliação. Os dados foram tabulados no Microsoft Excel®.
RESULTADOS: O site responsivo foi avaliado com um design satisfatório, de fácil usabilidade, com classificações de instruções de média para boa, de segurança moderada e quanto a transferência para demais dispositivos, predominantemente, nem fácil e nem difícil.
CONCLUSÃO: Foi possível verificar que as características funcionais do site responsivo apresentam conteúdos interativos, de modo facilitado, que podem contribuir ao aprimoramento ou a manutenção de bons níveis da AFRS, bem como a avaliação dos seus componentes, com base em evidências científicas, de adultos aparentemente saudáveis.

Acessar