Sitiamentos sobre a in/exclusão na educação física escolar

Por

Parte de EDUCAÇÃO FÍSICA e os desafios da inclusão . páginas 31 - 68

Resumo

Ao começar este ensaio, citando Jorge Larrosa na epígrafe, fica implícito o rumo que será dado para a reflexão, a linha de pensamento a ser seguida em relação à proposta de refletir sobre a prática pedagógica para “Alunos/as com Necessidades Educacionais Especiais” (ANEEs) . Uma prática que deixa de ser conciliadora e verdadeira, tampouco iluminada e salvacionista, muito menos sagrada, mas, quem sabe, um tanto quanto profana. Porém, antes de me aprofundar no propósito de escrever este trabalho, gostaria, em primeiro lugar, de agradecer ao convite feito pelo organizador e pela organizadora desta obra, bem como parabenizá-los pela iniciativa em desenvolver um livro que trate de questões referentes à prática pedagógica na Educação Física com os/as ANEEs. Na contemporaneidade, o tema em foco passou a ser um dos desafios presentes no campo da Educação e Educação Física, tendo gerado uma inquietação em muitos de seus profissionais.