Situações de Aprendizagem Profissional no Ambiente de Trabalho de Gestores de Federações Esportivas Catarinenses
Por Ricardo Teixeira Quinaud (Autor), Michel Milistetd (Autor), Juarez Vieira do Nascimento (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 29, n 1, 2018.
Resumo
O objetivo do estudo foi identificar as situações, os processos e os conteúdos de aprendizagens no ambiente de trabalho de gestores de federações esportivas catarinenses. Participaram da investigação 12 gestores por meio de entrevistas semiestruturadas. O software Nvivo, versão 9.2, foi utilizado na categorização e análise dos dados. As evidencias revelaram duas grandes situações de aprendizagens no ambiente de trabalho: a relação com os pares e por tentativa e erro das ações. Enquanto que a tentativa e erro se concentra na tomada de decisões em conteúdos de planejamento e processos administrativos, a relação com os pares por meio de conversas informais, observação e relação interpessoal e solução de problemas tem oportunizado a aquisição de conteúdos de competências, valores e desenvolvimento da modalidade. Conclui-se que, a partir das situações de aprendizagem identificadas no estudo, a implementação de estratégias gerenciais pode auxiliar o aprimoramento profissional e desenvolvimento pessoal dos gestores esportivos