Resumo

INTRODUÇÃO: Este estudo busca explorar episódios vivenciados por meio de espaços futebolísticos, provocando reflexões sobre as relações etnográficas em campo e a necessidade de uma abordagem mais equilibrada e valorização dos saberes nativos.
OBJETIVO: Explorar as perspectivas de reversibilidade e cultura em contextos etnográficos, destacando a interação entre pesquisadores e participantes nativos na cocriação do conhecimento na Educação Física e ilustrando as diferentes abordagens das construções culturais.
MÉTODOS: A pesquisa foi realizada por meio de uma etnografia. Os dados foram construídos por meio de observação direta, entrevistas formais e informais, convivência-participante e diários de campo.
RESULTADOS: Os principais resultados deste estudo mostram que a cultura é construída de forma colaborativa nas relações entre etnógrafos e nativos. Ambos os participantes são ativos na produção do conhecimento acadêmico, por meio do compartilhamento de símbolos que dão origem a construções culturais heterogêneas e difusas.
CONCLUSÃO: Conclui-se que é importante que haja um diálogo acadêmico de tal modo o mais equilibrado possível entre observador e observado na produção do conhecimento, bem como apresenta uma reflexão mais ampla sobre essa dinâmica em contextos etnográficos.

Acessar