Situações de Jogo Como Fonte de Stress em Modalidades Esportivas Coletivas
Por Dante de Rose Júnior (Autor), Cristiane Tieco Sato (Autor), Daniela Selingardi (Autor), Elizabeth Leite Bettencourt (Autor), Maria do Carmo Mardegan Ferreira (Autor), João Carlos Teixeira de Souza Barros (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (até 2003 Revista Paulista de Educação Física) v. 18, n 4, 2004. Da página 385 a -
Resumo
O “stress” competitivo é um assunto muito explorado nas pesquisas da área da psicologia esportiva. Nessas pesquisas, o jogo é um dos fatores que produzem a grande maioria das situações de “stress”. Este artigo teve como principal objetivo identificar quais as principais situações de “stress” em jogo, de acordo com a opinião de atletas juvenis praticantes de modalidades esportivas coletivas, analisando e comparando essas situações em função de gênero e modalidade esportiva. Participaram 417 atletas na faixa de 14 a 19 anos praticantes de basquetebol, handebol e voleibol. Foi utilizado o Formulário para Identificação de Situações de “Stress” em Jogo e os resultados mostraram que as situações mais freqüentes apontadas como causadoras de “stress” pelos atletas foram: errar em momentos decisivos,perder jogo praticamente ganho, repetir os mesmos erros, arbitragem prejudicial e cometer erros que causem a derrota da equipe. Verificou-se uma alta correlação entre a classificação das situações em função do gênero (rs = 0,89; p < 0,01), o mesmo acontecendo entre as modalidades estudadas (c2 =35,52; p < 0,01). As situações relacionadas com as competências individuais e coletivas foram as mais citadas pelos atletas. As situações relacionadas a pessoas importantes (técnicos, arbitragem e companheirosde equipe) também foram identificadas como importantes pelos atletas. UNITERMOS: Modalidades esportivas coletivas; “Stress” competitivo; Esporte juvenil; Basquetebol; Handebol; Voleibol.