Resumo

A proposta do presente estudo foi identificar, algumas das situações geradoras de stress na natação infanto-juvenil com ênfase nas atitudes dos pais e técnicos durante treinamentos e competições, meio competitivo e momentos que antecedem à competição. Foram entrevistados 216 nadadores (101 meninas e 115 meninos) com idades entre 7 e 12 anos, durante a realização de três competições. Os participantes responderam quatro questões referentes a situações percebidas pelo grupo como estressantes, envolvendo aspectos comportamentais dos técnicos e dos pais durante treinamentos e competições, e situações psicológicas mais freqüentes relacionadas ao ambiente competitivo e aos momentos que antecedem as disputas. Os resultados revelaram diferentes situações consideradas estressantes pelos jovens: (a) foram identificadas 36 situações referentes a estados psicológicos envolvendo o ambiente competitivo; (b) aspectos comportamentais relativos aos técnicos (39 durante os treinamentos e 37 durante as competições); (c) aspectos comportamentais relativos aos pais (33 durante os treinamentos e 49 durante as competições); (d) 62 sensações físicas (psicossomáticas) como: dor de barriga, frio na barriga e outros, bem como estados psicológicos como: medo, ansiedade e outros, nos momentos precedentes às disputas. O estudo mostrou que as atitudes dos técnicos e dos pais, o ambiente competitivo e os momentos precedentes às disputas foram fontes geradoras de stress com possível interferência negativa no desempenho técnico dos jovens nadadores.

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