Resumo

Este trabalho relata os resultados de uma oficina de slackline, entendido como atividade de aventura e como possibilidade de lazer, desenvolvida no contexto do Projeto de Extensão “Lazer e Recreação” de uma universidade pública de Santa Catarina. Dezenove participantes, estudantes de Educação Física, responderam a um questionário contendo perguntas abertas e fechadas relativas à avaliação dessa iniciativa e sobre as contribuições da oficina para sua formação profissional, cujas análises foram feitas por meio de análise de conteúdo e estatística descritiva. A maioria ficou satisfeita com a oficina e observou contribuições do slackline para a sua formação, por representar uma técnica possível de aplicar com diferentes públicos e objetivos, no contexto recreativo e/ou da atividade física, destacando-se o componente lúdico. O slackline passou a ser vislumbrado como possibilidade de atuação profissional no lazer.

Referências

ARAÚJO, J. H. R. A formação de profissionais que atuam com esportes e atividades de lazer na natureza no entorno da cidade de Belo Horizonte/MG. 2012. 132 f. Dissertação (Mestrado em Lazer) - Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.

AURICCHIO, J. R. Formação e atuação profissional em atividade de aventura no âmbito do lazer. 2013. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2013.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Ed. rev. e atual. Lisboa: Edições 70, 2010.

BERNARDES, L. A.; MARINHO, A. Esportes de aventura: da prática à especialização. In: PEREIRA, D. W. (Org.). Atividades de aventura: em busca do conhecimento. Jundiaí: Fontoura, 2013. p. 19-27.

BETRÁN, J. O. Las actividades físicas de aventura en la naturaleza: análisis sociocultural. Apunts: Educación Física y Deportes, Barcelona, n. 41, p. 5-8, 1995.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº. 7, de 31 de março de 2004. Brasília, 2004.

Acessar