Resumo

Geralmente a Educação Física é vista como uma disciplina complementar, mas na verdade ela é muito importante no currículo escolar, pois apresenta características distintas das demais, por tratar do corpo em movimento. Mas apesar disso, muitas vezes as aulas se concentram em esportes com bola apenas (voleibol, basquetebol, futebol e handebol). Há necessidade de propor uma nova atividade nas aulas de Educação Física escolar, e uma opção são os Esportes Radicais, algo que está conquistando os brasileiros, Entre eles o slackline é uma atividade que está se popularizando no Brasil, por isso é importante conhece-lo e inclui-lo nas aulas de Educação Física. O slackline está ligado à natureza e essa proximidade com o meio ambiente é uma forma de atrair o interesse dos alunos. Ele foi criado por escaladores que nos momentos de descanso colocavam fitas de escalada entre árvores nos EUA para se divertir e treinar suas habilidades. Com esta modalidade podemos destacar alguns benefícios físicos e mentais, como: equilíbrio, concentração, resistência etc. O objetivo deste estudo é verificar as dificuldades dos praticantes iniciantes de slackline e analisar as possíveis estratégias de aprendizagem. Este estudo trata-se de uma pesquisa exploratória na qual participaram 4 indivíduos sem experiência no esporte mencionado, que praticaram por 30 minutos de forma livre e sem orientação o slackline

Acessar