Snps no gene do angiotensinogênio (agt) apresentam maiores benefícios do exercício físico para reduzir cadimo em mulheres adultas e idosas
Por Guilherme da Silva Rodrigues (Autor), Marcela Augusta de Souza Pinhel (Autor), Natália Yumi Noronha (Autor), Lígia Moriguchi Watanabe (Autor), Andressa Crystine da Silva Sobrinho (Autor), Karine Pereira Rodrigues (Autor).
Em IX Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício - CONBRAMENE
Resumo
Poluentes ambientais podem aumentar o risco de doenças crônicas e acelerar o envelhecimento. O exercício físico pode ser uma estratégia de saúde para diminuir os metais tóxicos. De fato, a variabilidade genética pode influenciar tanto a resposta ao exercício quanto a desintoxicação. Até o momento não há estudos apresentando se diferentes SNPs apresentam respostas diferentes na desintoxicação sérica quando associado ao exercício físico. OBJETIVO: Este estudo teve como objetivo avaliar se um painel clínico contendo 12 SNPs poderiam predizer o desempenho no exercício físico e a desintoxicação de metais pesados em mulheres com idade entre 50 e 70 anos após 14 semanas de exercício físico. MÉTODOS: Um total de 171 mulheres (60,7 ± 5,4 anos), fisicamente inativas, foram avaliadas quanto à concentração sérica de metais pesados e avaliação motora. As amostras de DNA foram genotipadas usando o Illumina Infinium Global Screening Array versão 2.0 (GSA V2.0). Adotamos o treinamento combinado (exercícios aeróbicos e de força) que foi realizado três vezes na semana, totalizando 180 minutos semanais durante 14 semanas. RESULTADOS: Após 14 semanas de treinamento combinado, houve diminuição de mercúrio (p=0,014), alumínio (p=0,001), cádmio (p<0,001) e chumbo (p<0,001). Dos 12 SNPs avaliados, o rs699 (AGT) foi o que apresentou maior relevância neste estudo. Os indivíduos com o genótipo AA tiveram melhor desempenho no teste de caminhada de 6 minutos (p=0,033), sentar-levantar (p=0,001) e diminuição do cadmio sérico melhor que o grupo AG+GG. CONCLUSÕES: Este estudo mostrou que o exercício físico pode ser eficaz na diminuição de metais pesados no soro e a variabilidade genética para o SNP rs699 (AGT) foi capaz de apresentar melhores respostas ao protocolo de exercício e desintoxicação de cadmio. Este é o primeiro estudo a relatar que mulheres mais velhas, com genótipo AA para o SNP rs699 (AGT) podem ter mais benefícios do exercício físico para diminuir níveis séricos de cádmio.