Sobre a Monocultura Esportiva no Ensino da Educação Física na Escola
Por Fabiano Bossle (Autor), Samuel Nascimento de Araújo (Autor), Leandro Oliveira Rocha (Autor).
Em Pensar a Prática v. 21, n 4, 2018. Da página 824 a 835
Resumo
A partir de uma etnografia onde visamos compreender o processo de seleção dos conteúdos de três professores de Educação Física de uma escola pública gaúcha, emergem de maneira significativa o fenômeno do esporte na escola. A etnografia foi realizada em um ano letivo inteiro, de intensificada observação participante, registros em diário de campo, diálogos, entrevistas e análise de documentos. Identificamos a hegemonia de um modelo esportivista que privilegia o acesso de determinados grupos, destacando-se a formação de equipes e a representatividade da escola em eventos e a manifestação monocultural do futsal. Trata-se de uma seleção onde os estudantes, de forma arbitrária definem uma modalidade, a partir de seu gosto, e que é legitimada pelos professores, escola e comunidade.