Resumo

APRESENTAÇÃO

Apresento à comunidade do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) e outras comunidades/instituições interessadas o resultado de discussões e argumentações produzidas no âmbito dos Grupos de Trabalho Temático (GTTsCBCE) sobre indicativos em torno das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) em Educação Física.

No mês de dezembro de 2015, em reunião realizada na cidade de Campinas-SP, frente às manifestações da Comissão de Revisão das DCNs, do Conselho Nacional de Educação (CNE), a Direção Nacional (DN-CBCE) deliberou sobre a mobilização dos membros dos Comitês Científicos dos 13 GTTs-CBCE, pois naquele momento a DN já recebia questionamentos sobre essa questão. Diante disso, no início do corrente ano, descrevi a situação para todos os membros dos GTTs. Junto com as explanações encaminhei documentos existentes sobre o debate e os posicionamentos.

Considerando a grande relevância dessa questão para a área de Educação Física, em atenção à demanda da DN, solicitei a mobilização dos grupos no sentido de que produzissem debates internos e buscassem construir posicionamentos com argumentos a respeito das alterações das DCNs, com enfoque sobre a proposta de unificação da formação constante na minuta apresentada pelo relator Comissão de Revisão do CNE. Depois de 4 meses de trabalho, recebi 06 manifestações dos GTTs (Atividade Física e Saúde; Comunicação e Mídia; Escola; Formação Profissional e Mundo do Trabalho; Movimentos Sociais; e Treinamento Esportivo), estas organizadas de formas singulares, cujos documentos estão disponíveis em Anexo (Anexos 01 a 06).

Estiveram mobilizados 76 professores/pesquisadores membros dos Comitês Científicos dos 06 GTTs mencionados, grande parte deles docentes em cursos de Educação Física em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas brasileiras. Dentre esses colaboradores, 44 são doutores, 13 doutorandos e 19 mestres, vinculados a IES de todas as regiões brasileiras: 22 são da região sul, 21 Sobre as Diretrizes Curriculares da Educação Física Página 4 da região nordeste, 17 da região sudeste, 09 da região centro-oeste e 07 da região norte.

Com os documentos em mãos, produzi uma síntese em sentido de relatório, procurando apresentar as reflexões existentes, os posicionamentos construídos pelos pesquisadores-professores, mas principalmente os argumentos que estão em questão nas manifestações. Ao final dessa síntese-relatório situo um conjunto de recorrências que indicam rumos das reflexões, sublinhando que não se tratam de consensos para encerrar um debate, mas de pontos de grande importância a serem considerados nas decisões do CNE.

Este relatório e, com destaque o conjunto de pontos, foi objeto de debates em reunião com coordenadores e representantes de GTTs por ocasião do VI Fórum de Pós-Graduação do CBCE, realizado na cidade de Porto Alegre, nos dias 01 e 03 de junho de 2016. Nessa reunião ficou definido que o relatório, seguido dos anexos, deve ser apresentado para a comunidade do CBCE e comunidades/instituições interessadas, para que as reflexões, posições e argumentos possam colaborar com os debates em prol de uma melhor decisão para a área. 

Arquivo