Sobre Comunicação na Educação Física Escolar
Por Diogo Felipe Silva Frazão (Autor), Marcio Romeu Ribas de Oliveira (Autor), Josué Dantas Belarmino (Autor), Mayra Nascimento Matias de Lima (Autor).
Parte de Formação Continuada em Educação Física no Diálogo com a Cultura Digital . páginas 32 - 55
Resumo
TEMÁTICA EDUCACIONAL-MIDIÁTICA E QUESTÕES NORTEADORAS
Um dos aspectos que consideramos emergentes na prática pedagógica em Educação Física é a dimensão comunicacional e acreditamos que isso poderia se estabelecer a partir do uso das tecnologias, compreendidas como estratégias comunicativas no cotidiano escolar. Essas possibilidades acionam práticas que investem na tecnologia e nos processos comunicativos como novas formas de pensarmos as práticas docentes na escola.
É inegável como as tecnologias instituem outras formas de narrarmos e nos informarmos sobre os conhecimentos que organizam a Educação Física na escola. Pensar, então, como essas formas de narrar podem ser incorporadas nas aulas é um desafio do tempo presente. Porém, não podemos apenas pensar em formas instrumentais do uso das tecnologias nas escolas, é necessário avançarmos de um olhar instrumental sobre os objetos tecnológicos e analisarmos criticamente e criativamente como as tecnologias instituem pedagogias à escola. Dessa forma, é preciso compreender como os processos de ensinar e aprender e suas relações com as tecnologias são praticados na escola. Como a educação física pode dialogar com esses saberes em suas práticas pedagógicas? Quais os usos e possibilidades que podemos experimentar pedagogicamente com as tecnologias e mídias nas aulas de Educação Física?