Sobre educação física e lazer de pessoas com síndromes vasculares
Por Marília Martins Bandeira (Autor), Aline Miranda Strapasson (Autor), Priscila Pereira (Autor), Guilherme de Oliveira Gonçalves (Autor), André Luis Xavier Peres (Autor).
Em 5º Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer CBEL & 19º Seminário o Lazer em Debate
Resumo
Objetivo: levantar as demandas de pessoas com deficiência por síndromes vasculares na participação em educação física e lazer fisicamente ativos e revisar a produção de artigos científicos sobre o tema. Metodologia: Analisamos páginas digitais de grupos de apoio e buscamos os termos síndrome: vascular, hemangiomatosa, de Proteus, Sturge-Weber e KlippelTrenaunay somados à atividade física nas principais bases de periódicos da saúde. Resultados: estudos que citaram movimento mencionam benefícios, mas há peculiaridades destas condições nas quais o exercício físico pode trazer consequências negativas, como dor e risco de hemorragia.