Resumo

Este estudo teve como objetivo geral compreender as possibilidades do planejamento coletivo como um instrumento capaz de trazer momentos reflexivos e formativos aos professores de Educação Física escolar de uma escola da rede estadual de ensino que atende alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Assim fica o questionamento se a cultura escolar e seu corolário, a invisibilidade do conhecimento tratado pela disciplina Educação Física pode ser determinante na escolha de metodologias de ensino, na formação continuada e no desenvolvimento profissional do professor de Educação Física. Participaram deste estudo 2 professores lotados na escola Manoel de Barros que junto com o professor pesquisador se tornaram, seguindo a inspiração da pesquisa colaborativa, participes de um percurso investigativo que se tornou formativo por conta dos espaços reflexivos. É uma pesquisa de abordagem qualitativa inspirada nos moldes da pesquisa-ação e se utilizou de oito encontros formativos num período de dois meses em que os diálogos foram conduzindo os encontros e permitindo perceber situações vividas na escola e suas possíveis causas. A análise de dados sistematizou a transcrição dos encontros presenciais para planejamento coletivo e formação continuada buscando compreender nas frases e posicionamentos, em comparação com a literatura, os motivos que possam ter sido tomados pelo grupo. Os resultados mostraram que a escola, sua cultura, a história de vida dos professores e suas condições de trabalho interferem nas suas percepções de planejamento, da sua formação e sua integração na escola. As conversas realizadas nos encontros foram importantes momentos para conhecimento sobre a visão da escola, da disciplina de educação física e de suas dificuldades para ser reconhecida como componente curricular. Faz-se necessário que a gestão escolar reconheça e fomente tempos e espaços para estas conversas se tornarem lugar de planejamento, colaboração e formação.

Acessar