Sobre o Processo Coletivo de Produção do I Pensando a Educação Física Escolar: Um Evento Produzido Para e Por Professores de Educação Física
Por Eliene Lopes Faria (Autor), Luiz Gustavo Nicácio (Autor).
Resumo
Esse artigo tem como objetivo descrever/analisar o processo de produção de um evento como contexto de produção de alternativas para a formação/aprendizagem da docência entre pares. O texto está divido em três partes: inicialmente, apresenta o coletivo de professores que organizou o evento e descreve os processos de aprendizagem nesse contexto; na sequência, aponta as reflexões e ações que antecederam a materialização do evento; por fim, se volta ao evento, propriamente dito, para dar destaque à mesa de abertura como cena emblemática para tematização da formação (e conhecimentos) de professores.
Referências
ESCOSSIA, Liliana da.; KASTRUP, Virgínia. O conceito de coletivo como superação da dicotomia indivíduo-sociedade. Psicologia em estudo, Maringá, v.10, n.2, p.295-304, mai/ago. 2005.
GOLDMAN, Márcio. Alteridade e experiência: antropologia e teoria etnográfica. Etnográfica, Lisboa, v. 10, n. 1, p. 161-173, maio 2006.
GONZALEZ, Fernando Jaime.; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do não lugar da EF escolar I. Cadernos de formação RBCE, p. 9-24, set. 2009.
LAVE, Jean. A selvageria da mente domesticada. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 46, p. 109-133, out. 1996.
LAVE, Jean.; WENGER, Etienne. Situated learning: legitimate peripheral participation. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1991.
LAVE, Jean; PACKER, Martin. Hacia una ontología social del aprendizaje. Revista de estudios sociales, Bogotá, n. 40, 2011.
MARCHAND, Trevor. Making knowledge: explorations of the indissoluble relation between minds, bodies, and environment. Journal of the Royal Anthropological Institute, London, v. 16, Issue Supplement, S1-S21, 2010.
NÓVOA, Antonio. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
VINCENT, Guy.; LAHIRE, Bernard.; THIN, Daniel. Sobre a história e teoria da forma escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 33, p. 7-48, jun. 2001.
WITTIZORECKI, Elisandro Schultz; MOLINA NETO, Vicente. O trabalho docente dos professores de Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Movimento, Porto Alegre, v.11, n.1, p.47-70, janeiro/abril 2005.