Sobrepeso, Obesidade e Excesso de Peso em Escolares de Educação Fundamental: Análise da Produção Científica Atual
Por José Francisco López Gil (Autor), Rafael Gomes Sentone (Autor), Cristiano Israel Caetano (Autor), Hallyne Bergamini Silva Caetano (Autor), Fernando Renato Cavichiolli (Autor).
Resumo
A prevalência do sobrepeso, obesidade e do excesso de peso em crianças e adolescentes é um problema que atrai a atenção do mundo acadêmico, uma vez que os números nos últimos anos aumentaram enormemente. O objetivo deste estudo foi analisar os resultados das pesquisas realizadas para avaliar o estado nutricional das crianças através do IMC e tentar mapear a situação a nível global. Foi realizada uma revisão sistemática de estudos transversais globais, que avaliou o IMC utilizando critérios internacionais da OMS, CDC e IOTF. Um total de 24 estudos foram incluídos na revisão, sendo 11 na Europa, 7 na Ásia e 6 nas Américas. Foram observados níveis elevados de sobrepeso, obesidade e excesso de peso em escolares do Ensino Fundamental para os diferentes critérios utilizados. Por esta razão, recomendamos um maior número de intervenções escolares para conter e/ou reduzir estes números alarmantes. Da mesma forma, estes devem centrar-se na melhoria dos hábitos alimentares e na promoção da atividade física, tanto nas crianças em idade escolar como nas famílias ou tutores legais; realizada principalmente a partir da área da Educação Física, uma vez que os professores de Educação Física devem atuar como os principais promotores da saúde no ambiente escolar.