Sobrepeso/obesidade em Professores: Prevalência e Fatores Associados
Por Saulo Vasconcelos Rocha (Autor), Jefferson Paixão Cardoso (Autor), Clarice Alves dos Santos (Autor), Hector Luiz Rodrigues Munaro (Autor), Lélia Renata Carneiro Vasconcelos (Autor), Édio Luiz Petroski (Autor).
Em Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano v. 17, n 4, 2015. Da página 1 a 10
Resumo
O estudo teve como objetivo avaliar a prevalência e os fatores sociodemograficos, ocupacionais e hábitos de vida associados ao sobrepeso/obesidade entre professores da rede estadual de um município do nordeste brasileiro. Estudo de corte-transversal com professores da rede estadual do município de Jequié-BA selecionados, inicialmente, por conglomerados (escolas). A amostra foi constituída por 300 professores, 72,7% (n=214) do sexo feminino. Foram investigadas informações sobre as características sociodemograficas, ocupacionais e hábitos de vida. A massa corporal e a estatura foram obtidas por meio de informações autorreferidas. Foram estimadas as razões de prevalência e respectivos intervalos de confiança a 95%. Adotou-se nível de significância estatística de 5%. Encontrou-se uma prevalência global de sobrepeso/obesidade de 47, 2%, sendo essa prevalência significativamente elevada entre os professores do sexo masculino (58,2%), casados ou vivendo em união estável (49,1%), brancos e pardos (87,6%), com renda > R$ 2.002,00, com vínculo de trabalho efetivo (45,9%) e que não consumiam frutas e verduras (49,1%). Após a análise multivariada, apenas as variáveis sexo (IC 95% = 0,16-0,66) e consumo de frutas e verduras (IC 95% = 0,25-0,98), mantiveram-se associadas significativamente com sobrepeso/obesidade entre os professores. Estes achados fomentam a discussão sobre a necessidade de ações de incentivo a adoção de um estilo de vida ativo entre a população docente.