Resumo

Trabalhar com a Educação Física na escola quase sempre repercute na idéia de que há uma obrigação, por parte dos professores desta disciplina, com a educação dos corpos dos alunos, o que em outras palavras significa dizer que, dadas as características que lhes são inerentes, esta passa a ser entendida como a grande responsável na escola - talvez, a única - por esse tipo de educação. Todavia, neste processo de educação do corpo próprio das aulas de Educação Física, nem tudo ocorre conforme o planejado. Muitas vezes, o ensino do uso do corpo apresenta dificuldades de aprendizagem de determinadas habilidades motoras por parte dos alunos, embora outras sejam facilmente aprendidas. Quais os fatores determinantes nesse processo educativo para que a aprendizagem de novas técnicas do corpo ocorram com maior ou menor facilidade? Em outras palavras, qual seria o ponto central responsável pelo processo de educação do corpo nas aulas de Educação Física? Objetivando uma reflexão acerca destas questões, esta pesquisa terá como intuito discutir o ensino da Educação Física para além de seu aspecto biológico, levando-nos a investigar a educação do corpo pautados em outros referenciais de análise, mais especificamente, nas indicações dadas por Marcel Mauss em seu artigo sobre as técnicas do corpo.

Acessar