Socioanálise de Pré-noções no Discurso Jornalístico Sobre Educação
Por Gilson R. de M. Pereira (Autor), Maria da Conceição L. de Andrade (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação - ANPED, n 28, 2005. Da página 128 a 139
Resumo
A partir da análise de reportagens publicadas em duas revistas semanais de grande circulação nacional, esta pesquisa investiga as formas assumidas pelas pré-noções acionadas por agentes do campo jornalístico na produção e difusão de informações e pontos de vista sobre a educação. Parte-se da hipótese segundo a qual, em razão da posição ocupada pelo campo jornalístico na economia geral de bens simbólicos, as práticas educativas de professores e demais agentes sociais são conformadas por uma determinada construção social da realidade, isto é, por princípios de visão da educação impostos por jornalistas, o mais das vezes sutilmente, tanto ao campo educacional quanto ao espaço social geral. Palavras-chave : educação; jornalismo; pré-noções.