Resumo

Procurou-se inicialmente, desvelar a necessidade da disciplina de socorros de urgência dentro do currículo da educação física (EF).Foram apontadas questões que demonstram a relação entre atividade física e a ocorrência de acidentes provenientes dessa prática. A importância de um atendimento correto e seguro foi destacada por estudos que comprovam a eficiência e eficácia de socorros de urgência no contexto da EF. Assim, o presente estudo procurou identificar o panorama da disciplina de socorros de urgência, a partir de quatro cursos de EF, com docentes de diferentes formações (medicina, enfermagem, fisioterapia e educação física) e, ainda, checou-se os conhecimentos absorvidos através de cinco profissionais formados por cada um desses docentes. Nesse sentido, é utilizada no trabalho uma pesquisa qualitativa a partir do estudo de caso, considerando os programas dos docentes alocados e, ainda, a aplicação de questionário aos profissionais por eles formados e que atuam no mercado de trabalho. Os resultados encontrados possibilitaram o entendimento de que a disciplina encontra-se fragilizada por diferentes aspectos, demonstrando a necessidade de revisão programática, aumento da carga horária e maior relação dos conteúdos com a área da educação física. É sugerido finalmente um programa para a disciplina de socorros de urgência nos cursos de EF, visando não só a superação do panorama encontrado, mas que venha suprir e responder às necessidade e demandas do mercado de trabalho desse profissional.

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