Somatotipo de Alunos de Educação Física - Uma Nova Abordagem
Por Claudio Gil Soares de Araújo (Autor), J. P. Clarys (Autor), Maria de Fátima da Silva Duarte (Autor).
Em VIII Simpósio Internacional de Ciências do Esporte -SIMPOCE
Resumo
O objetivo deste estudo foi comparar os somatotipos de alunos de Educação Fisica de duas Universidades européias e de duas brasileiras. Todas as medidas foram feitas por medidores treinados usando o método antropométrico de Heath-Carter. Os compotentes foram calculados pelas equações de regressão desenvolvidas por Araujo e Gomes(1977). Ouatro grupos (n=171) foram estudados, tendo um Grupo (n=15) sido remedido cinco meses após de modo a verifica a estabilidade do somatotipo. O S-índice, um modelo geométrico tridimensional foi usado para determinar a significância entre os somatotipos médios. A ANOVA mostrou diferencas significativas para endomorfia, mesomorfia, ectomorfia e índice de dispersão espacial do somatotipo (SSI). Entretanto, devido aos elevados valores de SSI, o S-índice não evidenciou nenhuma diferença significativa entre os grupos estudados, nem mesmo para as duas medições do SCS. Dentro das limitaçaes deste estudo, foi então concluído que: 1. os somatotipos de AEF são muito similares e constantes, independente de continente ou cidade, ainda que existam diferenças significativas intraconponentes e 2. devido a grande hetereocreneidade do somatotino dos AEF, não recomenda-se o uso do somatotipo como fator de selecionamento para o ingresso em Escolas de Educação Física.