Somatótipo e Imagem Corporal em Pessoas Vivendo com Hiv/aids

Por: Carla Glenda Souza Silva, Danielle Coutinho de Medeiros, Elys Costa de Sousa, Hunaway Albuquerque Galvão, Jason Azevedo de Medeiros, , Paulo M Dantas, Rafaela Catherine da Silva Cunha de Medeiros e Tatiane Andreza Lima da Silva.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.22 - n.1 - 2016

Send to Kindle


.Resumo

Objetivo:Analisar a somatotipia e a imagem corporal em pessoas vivendo com HIV/AIDS. Métodos:  A amostra foi composta por cinco mulheres (47,8 ± 6,53 anos) em uso da HAART e fisicamente ativas. Foi realizada uma intervenção com o treinamento concorrente e aconselhamento dietético e avaliou-se a conformação corporal pelo somatótipo e a imagem corporal pela escala de silhuetas. Resultados: Não houve diferença na classificação do somatótipo, entretanto, os resultados apontaram diferença significativa para a análise da distância de dispersão entre somatótipos (DDS) na 1ª semana (DDS = 2,63) e 16ª semana de intervenção (DDS = 2,96), quando avaliado pelas médias; e quando avaliado individualmente, verificou-se diferença significativa tanto na DDS quanto na distância espacial entre somatótipos (DES) nos casos 1, na 8ª semana (DDS = 3,20 e DES = 1,01) e 16.a semana (DDS = 2,73); e caso 3, na 1ª semana (DDS = 9,25 e DES = 1,44) e 16ª semana (DDS = 8,06 e DES = 1,37). Quanto à imagem corporal, observou-se a aproximação da imagem atual à imagem ideal (imagem atual inicial = 6; imagem atual final = 5; e imagem ideal inicial e final = 3). Conclusão: O programa de treinamento concorrente associado à orientação nutricional produziu resultados positivos tanto no somatótipo quanto na percepção da imagem corporal das participantes, comprovando sua eficácia no controle da lipodistrofia e na satisfação da imagem corporal do grupo avaliado.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1517-86922016000100054&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.