S.o.s. – Educação Física
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 24, n 2, 2003. Da página 127 a 147
Resumo
Trata-se de uma reflexão filosófica sobre o momento atual da educação física enfocando quatro pontos. 1. A educação física atravessa uma fase de máxima valorização. 2. Esse momento excepcional não pode se transformar numa euforia vitoriosa e ingênua. 3. Os responsáveis pela educação física precisam participar ativamente nos debates sobre as novas políticas a serem implantadas em todos os aspectos, institucional, epistemológico, pedagógico, profissional e social. 4. Os maiores desafios a serem enfrentados podem ser os seguintes: a) Ter consciência de que a educação física tem que ser ela mesma, isto é, um valor em si. b) Engajar-se na construção de uma nova cientificidade segundo os princípios e a lógica da complexidade. c) Identificar-se como uma instituição universitária administrativa, educacional, científica e profissionalmente. d) Ter competência para debater sobre os conceitos de corpo, movimento, ética, bioética, saberes alternativos, complexidade, ecologia etc. e) Ser capaz de definir grades curriculares que correspondam aos desafios de sua grandeza atual.