Resumo

Partindo da análise dos combates do pugilista norte-americano Muhammad Ali e da perspectiva que seus oponentes tinham do boxeador, a presente pesquisa procura investigar os diferentes discursos pelos quais uma identidade negra foi construída e ressignificada a partir da figura de Ali e da prática esportiva do boxe nos EUA nas décadas de 1960 e 1970. Para tanto, serão estudados fontes como documentários, biografias e autobiografias de boxeadores, reportagens e publicações de revistas esportivas referentes ao período dos eventos, e discursos de oradores e personalidades específicas da comunidade afroamericana. Observando-se alguns documentários oriundos de produtoras americanas, como os episódios biográficos da série Beyond The Glory, Sports Century e HBO sports, temos a construção da imagem de Muhammad Ali enquanto um “caluniador”, a partir dos ressalves dados pelas películas aos constantes comentários enérgicos de Ali contra seus oponentes. Em contrapartida, as produções biográficas que se detém apenas sobre a figura de Ali – sem maiores ressalvas em seus adversários –, apresentam sua vida através de seus posicionamentos políticos e momentos de ruptura, como sua recusa em lutar na guerra contra o Vietnã, sua conversão à religião do islã e a revogação de seu título de campeão mundial dos pesos pesados em fins da década de 1960. Esses últimos documentários foram produzidos, em sua maior parte, por produtoras canadenses e contribuem para outra construção representativa de Ali: a do herói negro. De herói a caluniador, as representações de Muhammad Ali através dos documentários variam de acordo com o país proveniente das produtoras das películas. Por que produtoras norte-americanas representam a figura de um boxeador negro, norte-americano, da década de 1960, de maneira tão distinta das produtoras canadenses? O que essas diferentes representações implicam nas narrativas que são construídas junto ao público telespectador? É por meio do questionamento dos motivos pelos quais as representações de um lutador variam de acordo com o país produtor dos documentários que a presente pesquisa busca fundamentar sua problemática e desenvolvimento. Objetiva-se, desse modo, a análise de eventos e tensões localizadas temporal e socialmente a partir de uma prática esportiva e a compreensão e investigação de como determinados fatores sociais contribuíram para estipular sentimentos de pertencimento de um grupo e a delimitação de suas fronteiras: religião, política e interação social.

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