Sobre
"No seu conjunto, este livro pretende ser um contributo para a literacia da avaliação ou cultura da avaliação de todos nós. No fundo, visa dar um contributo para o muito que há a fazer para a melhoria das práticas de avaliação nas escolas. Cremos que a sua leitura pode contribuir para o aprofundamento das condições pedagógicas, para que todos os alunos usufruam dos benefícios das aprendizagens (efetivas) em EF, num caminho que nos apresenta desafios e, naturalmente, nos abre possibilidades de desenvolvimento."
Nuno Ferro (Presidente da Sociedade Portuguesa de Educação Física)
Índice
Prefácio - Maria do Céu Roldão
Avaliação em Educação Física - Perspetivas e Desenvolvimento
Avaliação formativa, participada e autêntica - Victor López-Pastor
A qualidade da avaliação em Educação Física - Lars B. Borghouts, Menno Slingerland, Leen Haerens
Ponderar a avaliação em Educação Física orientada para a aprendizagem - Amândio Graça, Paula Batista, André Moura
Processos de Aferição em Educação Física - João Comédias
Avaliação como ponte entre o ensinar e o aprender: estratégias e exemlos para uma reconfiguração da avaliação em educação física - Paula Batista, André Moura, Amândio Graça
Avaliação coparticipada em Educação Física - Paulo Nobre
Processos de Avaliação Coletiva - Concetualização, Operacionalização e implicações - João Costa, Nuno Ferro, Lídia Carvalho, Jorge Mira, Marcos Onofre
Avaliação das aprendizagens em EF no 1º ciclo do ensino básico - Constrangimentos e Possibilidades - Nuno Ferro, Ana Quitério, Carlos Neto
Nota biográfica dos autores