Resumo
O objetivo desta dissertação foi implementar uma proposta pedagógica utilizando o Sport Education Model nas aulas de Educação Física (esportes de rede) em uma turma do 4º ano em uma escola pública do litoral sul do estado de São Paulo. O estudo foi estruturado com o modelo escandinavo, composto por dois artigos. O primeiro artigo procurou analisar a motivação dos alunos com o SEM, realizada por meio de uma pesquisa-ação em uma turma do 4º ano com 22 alunos (14 meninos e 08 meninas), com idade entre 09 e 14 anos. Foram realizadas entrevistas (grupo focal) para verificar o envolvimento dos alunos com o processo de implementação do SEM. As entrevistas foram realizadas com 3 (três) grupos organizados de acordo com o nível de autonomia verificado A análise de conteúdo foi embasada nas Necessidades Psicológicas Básicas (NPBs), uma das microteorias da Teoria da Autodeterminação (TAD). Mediante os resultados, a implementação do SEM colaborou com a motivação dos alunos, observados por meio das NPBs de autonomia, competência e relacionamento. Por meio da intervenção percebeu-se a ampliação do conhecimento dos alunos em relação as práticas com os esportes de rede e as práticas tradicionais, com o aluno no centro do processo, colaborando com a sua autonomia nas aulas de Educação Física. O segundo estudo teve como objetivo analisar as percepções dos alunos ao realizar o papel de treinador na unidade didática com os esportes de rede. Na coleta de dados foi realizado o grupo focal. A transcrição dos depoimentos dos alunos foi realizado por meio da análise temática, além dos diários de campo do professor e dos alunos. A função de treinador utilizada no SEM foi determinante para a reflexão acerca dos aspectos técnicos e táticos dos esportes de rede e oportunizou aos alunos aprendizagens relacionadas ao trabalho em grupo, principamente na liderança. De forma geral, este estudo contribuiu para a reflexão sobre as práticas pedagógicas com os esportes de rede utilizando o SEM nas aulas de Educação Física Escolar (EFE), além de promover avanços na motivação dos alunos