Stand up paddle na educação física escolar: desenvolvimento do projeto e memórias discentes
Por Luciana Chultes (Autor), Carolina Correia Selmo (Autor), Adroaldo Cezar Araujo Gaya (Autor), João Pedro Goulart Cirone (Autor).
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi descrever o projeto “Herdeiros do Futuro”, realizado por duas das autoras deste artigo em uma escola pública em Santa Catarina, e verificar as memórias que permaneceram para os alunos que participaram do projeto. No primeiro momento, utilizou-se o método descritivo para detalhar o desenvolvimento do projeto, que contou com a participação de 388 alunos de uma escola pública do município de Garopaba-SC, entre meninos e meninas, matriculados no pré-escolar e nos anos iniciais do ensino fundamental. Já no segundo momento, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 23 alunos matriculados nos 4º e 5º anos do ensino fundamental da mesma escola, que haviam participado do projeto. A análise das entrevistas foi feita a partir da identificação de unidades de significado e da categorização, seguindo a metodologia da análise de conteúdo.